segunda-feira, 29 de abril de 2013

Cólica em bebê não é doença! Amenize e fique mais tranquila

   O choro alto do bebê é alarmante para qualquer mãe. Quando ele é intenso e não cessa mesmo depois da mamada, da troca da fralda e de outros mecanismos que normalmente o acalmam, a preocupação só aumenta. Apesar da frustração, não existe nenhum risco para o bebê quando a causa do choro é a cólica.

(Foto:Divulgação Internet)

   Não se sabe exatamente o que causa os episódios em bebês. Uma hipótese é que o sistema digestivo dos pequenos ainda não está bem desenvolvido, o que traria algumas reações desconfortáveis no organismo. Mas as cólicas são uma reação fisiológica, e não uma doença. Por isso, não tem cura, embora dicas e receitas caseiras possam ajudar a aliviar o choro e o estresse dos pais.

Confira algumas sugestões para amenizar:

Compressa
Compressas mornas podem ser aplicadas na barriguinha do bebê para aliviar as dores da cólica. Tenha atenção com a temperatura para evitar queimaduras.

Exercício
Fazer uma pequena ginástica com o bebê, dobrando suas perninhas como se ele estivesse pedalando, também ajudam a diminuir a cólica causada por desconfortos intestinais.

Massagem
Massagear a barriguinha do pequeno por dois minutos com as mãos aquecidas também aliviam a cólica, já que isso estimula a movimentação intestinal.

Alimentação
Não existe nenhuma comprovação científica ligando a alimentação da mãe e as cólicas dos pequenos. No entanto, se perceber que ao comer algo e ao amamentar o pequeno ele apresenta sinais de cólica, evite o alimento.

Chá
Apesar de ser popular o chá de funchicória (uma mistura de chicória, funcho e raiz de ruibardo) teve o registro cancelado desde março de 2012 pela ANVISA, pois contém sacarina, um adoçante associado ao aparecimento de diversos tipos de câncer.

Remédios
Em casos graves é possível utilizar medicamentos, mas somente se tiverem orientação médica e sempre seguindo as instruções fornecidas pelo pediatra.

Banho
Um banho morno ajuda os músculos de todo o corpo do bebê a relaxar, inclusive os que compõem o sistema digestivo, aliviando os sintomas da cólica.

Posição
A posição de aviãozinho, com o bebê de bruços deitado em cima do braço de um adulto, também alivia as crises. Além da posição, o calor do braço ajuda a relaxar a musculatura. Apenas tenha cuidado para deixar o rosto do pequeno livre para a respiração.

Arroto
Colocar o pequeno na posição para arrotar ajuda a expelir os gases que podem causar cólicas. Mas se ele não arrotar depois de cinco minutos não se preocupe, você pode deitá-lo novamente sem problemas.

Calma
O melhor a fazer quando seu pequeno apresenta crises de cólica é manter a calma. A ansiedade só traz ainda mais agitação para o bebê, o que acaba criando um ciclo vicioso de estresse para os pais e para o pequeno. (Fonte: Terra)

Até logo, meninas!